terça-feira, 7 de junho de 2011

Projeto do Prof. Fábio tem reportagem em O Estado de São Paulo

Casos de malária caem 45% com mosquiteiro

Tela impregnada com inseticida especial é usada há três meses em Rondônia, na região próxima à construção da Usina Hidrelétrica de Jirau

07 de junho de 2011 | 0h 00


Uma arma simples e promissora no combate à malária começou a ser usada há três meses em Rondônia: a distribuição de mosquiteiros impregnados com um inseticida especial. Desde que o recurso foi adotado, o número de casos da doença caiu 45%. Em março, foram feitos 892 registros da doença; no mesmo mês de 2010 foram 1.598 infecções.
Divulgação-2/6/2011
Divulgação-2/6/2011
Medida simples. Operários instalam mosquiteiro em casa
A distribuição dos mosquiteiros faz parte de um plano de redução do impacto ambiental montado para a construção da Usina Hidrelétrica de Jirau. Até setembro, o consórcio deverá distribuir 10 mil peças, o suficiente para beneficiar 5 mil residências. A operação está sendo feita em quatro distritos de Porto Velho e outras quatro cidades próximas da obra.
"O combate à malária é feito de diversas formas, mas o maior impacto, sem dúvida, vem da distribuição do mosquiteiro", afirma Antonio Luiz Abreu Jorge, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Energia Sustentável do Brasil, empresa encarregada do empreendimento.
A preocupação com a malária se explica. Com a construção da hidrelétrica e a chegada de uma grande quantidade de trabalhadores na Região Norte, aumenta de maneira significativa o risco de a doença atingir patamares extremos. "Há uma mudança grande e isso pode causar também impacto sobre alguns fatores na área da saúde", afirma Jorge.
No total, trabalham nas obras de Jirau cerca de 22 mil trabalhadores - alguns canteiros de grandes construtoras chegam a concentrar mais 10 mil trabalhadores. Para tentar reduzir o efeito da malária sobre essa concentração humana foram adotadas ações sanitárias especiais nas cidades próximas da construção e em Porto Velho, destino eventual tanto de operários quanto da população das cidades em torno da obra.
PARA ENTENDER
Drenagem de água ajuda
A malária é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos que se espalha em regiões tropicais e subtropicais. Os sintomas são febre baixa e constante, dores de cabeça e musculares, calafrios e mal-estar. A transmissão pode ser reduzida com repelentes e redes contra mosquitos, inseticidas e drenagem de água parada.

terça-feira, 5 de abril de 2011

quarta-feira, 30 de março de 2011

Artigo da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Entomologia e Controle de Vetores. O papel da Entomologia no controle da malária.


TADEI, W. P., Rodrigues, I. B., SANTOS, J. M. M., RAFAEL, M. S., PASSOS, R. A., COSTA, F. M.
Entomologia e controle de vetores: o papel da entomologia no controle da malária.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. , v.40, p.22 - 26, 2007.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Biologia e Saúde: O PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO

Biologia e Saúde: O PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO: "Por Jô Soares O material escolar mais baratoque existe na praça é o PROFESSOR! É jovem, não tem experiência.É velho, está superado.N..."

O PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO



Por Jô Soares


O material escolar mais barato
que existe na praça é o PROFESSOR!
 

É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.

Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.

Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Precisa faltar, é um 'turista'.


Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Não conversa, é um desligado.

Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.

Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.

Chama a atenção, é um grosso.
Não chama a atenção, não sabe se impor.

A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.

Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.

Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.

Exige, é rude.
Elogia, é debochado.

O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, deu 'mole'.

 
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui,
agradeça a ele.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Campanha de carnaval.

MOSQUITEIROS IMPREGNADOS DE LONGA DURAÇÃO - MILD começam a ser instalados.


Um nova arma para o controle da malária.




Campanha de carnaval.


Usina Jirau realiza campanha de prevenção à saúde durante o carnaval 
GERAL - 9/3/2011 11:51:21        
Ação objetiva o combate às doenças sexualmente transmissíveis

Um Kit contendo preservativos e informações sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis chegará de uma forma diferente aos foliões que residem no distrito de Jaci Paraná, no próximo sábado, 5. A ação faz parte da campanha de carnaval, promovida pela Energia Sustentável do Brasil [ESBR], concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, que tem como tema, “Seu Corpo é Sua Casa. Previna-se!”.
A campanha objetiva a prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis [DST´s] e AIDS no período de carnaval e contará com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho [Semusa]. Durante a ação serão distribuídos 2.500 preservativos e panfletos educativos.
A campanha faz parte do Programa de Saúde Pública desenvolvido pela ESBR, que possui dentre seus objetivos, desenvolver ações que proponham a prevenção de doenças, junto às comunidades que residem tanto na área de influência direta, quanto indireta do empreendimento, como é o caso de Jaci-Paraná. “A tônica desta campanha é a prevenção para evitar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente o HIV, desse modo o folião pode aproveitar o carnaval de forma segura”, explica a coordenadora de Socioeconomia da ESBR, Sueli Biedacha.
Programação
A equipe que vai atuar na campanha sairá da concentração – no posto de Saúde - às 18 horas e fará a distribuição dos kits em bares, clubes, ruas e também em locais de grande circulação de pessoas, como a rodoviária. 

SEU CORPO É SUA CASA. PREVINA-SE!

SEU CORPO É SUA CASA. PREVINA-SE!